Dr. Humberto Müller
Médico Psiquiatra
CRM 2439 / RQE 883
Voltar 27 de Outubro de 2018

Transtorno Fóbico (Fobia Social / Fobia Específica)


O medo é uma emoção que todos sentimos, e que muitas vezes nos auxilia no sentido de nos afastarmos de situações que envolva perigo ou ameaça. Quando o medo é sentido de uma forma intensa, excessiva, acentuada ou irracional, usa-se o termo fobia. 

Em geral o paciente portador de Fobia reconhece que seu medo é excessivo, e evita ao máximo a situação temida para não sofrer o desconforto emocional causada por ela. 


FOBIA SOCIAL:

Um tipo de fobia muito comum em nosso meio é a Fobia Social, que gera no paciente um medo acentuado e persistente em uma ou mais situações sociais ou de desempenho, temem passar vergonha ou humilhação. Mesmo o paciente reconhecendo que seu medo é excessivo, ele não consegue vence-lo, e com isso tende a isolar-se de situações onde se exija contato social. 

O individuo tem uma imensa dificuldade em manter contato com outras pessoas, e com isso acaba se isolando e adotando um comportamento esquivo. Os sintomas interferem diretamente na rotina do paciente, que muitas vezes abandona estudos ou emprego para não ser “obrigado” a ter convívio direto com outras pessoas. 

Acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico é a base do tratamento desta patologia. O objetivo geral do tratamento é auxiliar o paciente a relacionar-se com outras pessoas sem apresentar o intenso desconforto emocional sentido, além de prevenir ou minimizar os prejuízos causados pela doença (ex.: Perda de emprego, abandono escolar, isolamento social, entre outros). 


FOBIA ESPECIFICA:

Como dito anteriormente, o medo é algo que na medida certa pode nos auxiliar, mas quando sentido de maneira intensa gera uma serie de sensações desconfortáveis. 

Algumas pessoas desenvolvem fobia intensa de situações que não apresentam um perigo real, e que mesmo o paciente sabendo que não precisaria ter medo, o sente de uma forma incontrolável. 

Inúmeros são os tipos de fobias especificas, e aqui podemos citar as Fobias do tipo Ambiente Natural (ex.: Chuva, Ventania, Raios...); Fobias do tipo animal (ex.: Cachorro, baratas, ratos...); Fobias do tipo situacional (ex.: Ambientes fechados, Alturas...) e as Fobias do tipo Injeção-Ferimento (ex.: Medo de agulhas, Medo de sangue...). 

Assim como na Fobia social, o quadro de Fobia especifica deve ser tratada com Psicoterapia associada muitas vezes com medicações psiquiátricas. 

*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.

Informativos
Vídeos
Patologias