Dr. Humberto Müller
Médico Psiquiatra
CRM 2439 / RQE 883
Voltar 26 de Outubro de 2018

Transtorno Bipolar


Transtorno é caracterizado por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados. O termo “bipolar” se refere a dois extremos de alterações de humor, onde em alguns momentos o paciente apresenta-se triste, deprimido e isolado (episódio depressivo), e em outros momentos torna-se agitado, irritado, inquieto, com gastos excessivos e atitudes compulsivas onde se vê claramente a falta de controle sobre seus impulsos (episódio maníaco). 

Os episódios depressivos ou maníacos geralmente surgem em adultos jovens, mas também podem surgir na infância ou na velhice. 

O tratamento deve ser realizado tanto para tirar o paciente de uma crise, como também para evitar novos episódios (tratamento profilático). Em geral usa-se medicações conhecidas como “Estabilizadores de Humor”, que regulam quimicamente as alterações de humor causadas pela patologia. 


Leitura recomendada :


Livros:

  • Vivendo com transtorno bipolar (LesleyBerk)
  • Uma mente inquieta (Kay Redfield)
  •  

*Todas as informações acima têm como referência bibliográfica a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV);
**As orientações servem apenas para simples esclarecimentos, o diagnóstico e informações específicas devem ser sempre fornecidas pelo seu Médico.

Informativos
Vídeos
Patologias